quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Homenagem ao Guarda-Florestal Geraldo Peixoto de Souza

Na semana da Consciência Negra, celebrada dia 20 de novembro, recebemos algumas fotos em primeira mão pelo coletivo Galeria Jardim Pery Zona Norte. As fotos eram do Guarda- Florestal Geraldo Peixoto de Souza, também conhecido como Geraldão, e que atuou no Serviço Florestal na década de 50.

Por motivos diversos não conseguimos fazer a homenagem no Dia da Consciência Negra, mas como diz o ditado "antes tarde do que nunca".

E Geraldão merece, porque foi um dos moradores pioneiros do Jardim Pery, e o "primeiro morador da margem do Rio Guaraú".

Contam que Geraldão virou amigo do Jânio Quadro, que lhe concedeu uma promoção à guarda florestal em meados de 1956/ 1957.

Ele costumava andar de cavalo pelos Bairros da região do Horto Florestal (hoje Parque Estadual Alberto Loefgren) atrás de quem usasse estilingue para matar aves, de caçador, de lenhador. Dizem que ele ia na casa das pessoas para intimidá-las a não cometer crimes ambientais!

Por conta dessas ações, ele era respeitado por todos. Inclusive pelos seus superiores, que permitiam que ele levasse seu cavalo para sua residência, o que era restrito à alguns funcionários segundo uma de suas filhas.

Vocês podem imaginar a cena do homem fardado em seu cavalo branco??? 


Geraldão gostava de chaveiros, e sua farda era cheia de penduricalhos, como bótons e medalhinhas. O som desses objetos balançando quando estava sobre o cavalo se misturavam aos sons dos passos do cavalo.



No Jardim Pery existe uma Praça que leva seu nome em sua homenagem:


O Dicionário de Rua de SP descreve assim a história de Geraldo:

"Nasceu no Estado de Minas Gerais, Geraldo Peixoto de Souza, transferiu-se para São Paulo em 1951, passando a residir no Jardim Peri. Homem trabalhador e honesto, adquiriu o respeito da população local liderando vários movimentos para a consecução de benfeitorias para o bairro em que morava. Exerceu a função de guarda florestal por 30 anos, foi muito estimado por seus superiores e colegas, pela sua dedicação ao trabalho e compreensão com todos que o cercavam. Seu falecimento foi muito sentido pela comunidade do Jardim Peri, que perdeu além de um líder, um amigo de todas as horas".



Nós agradecemos e parabenizamos Geraldão pela sua história de dedicação à conservação da natureza, e nos inspiramos para continuar seu legado e missão!!!

As fotos fazem parte do acervo oficial da família foram gentilmente cedidas pela sobrinha de Geraldo, Josy Luana Peixoto.

Esse texto foi escrito com informações do coletivo Galeria Jardim Pery Zona Norte e de Robinson Silva, funcionário do Museu Florestal/ Instituto Florestal.